terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

a influência dos nossos hábitos

 
"É frequente chegar à idade adulta ou à velhice e desenvolver as mesmas doenças que os pais, como a diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e cancro. Quando isso acontece, muitos dizem: "Era inevitável ter cancro, corre na família". Mas não é bem assim. Não vou negar que existem factores genéticos envolvidos, mas o principal factor das doenças hereditárias é a herança dos hábitos prejudiciais.
Os hábitos familiares integram-se inconscientemente na mentalidade das crianças ao crescerem. A preferência por certos alimentos, a forma de cozinhar, os estilos de vida e os valores variam de família para família, mas pais e filhos na mesma casa partilham opções. Por outras palavras, os filhos são mais propensos a ter a mesma doença que os pais, não porque herdaram genes mas porque herdaram hábitos de vida que estão na origem dessas doenças.
Se as crianças herdam bons hábitos, como escolher ingredientes frescos e boa água, praticar um estilo de vida equilibrado e evitar medicamentos, será mais fácil manterem-se saudáveis. No entanto, ao herdar maus hábitos, como comer muitos alimentos oxidados, confiar demasiado nos medicamentos e seguir um estilo de vida desequilibrado, provavelmente crescerão pouco saudáveis talvez mais do que os pais.
Assim, os filhos herdam os bons ou maus hábitos dos pais. É provável que os adultos a quem disseram, quando eram crianças, para beberem leite porque fazia bem , continuem a fazê-lo, com as palavras dos pais gravadas na memória."

1 comentário: