segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

o "poder" do chá


não quero com esta informação ser colocada na cruz maninha :)

Todos sabemos que há poucas coisas mais reconfortantes do que beber uma caneca de chá e sentirmo-nos a aquecer por dentro, algo muito útil agora no Inverno.

Ouvimos constantemente que o chá é rico em antioxidantes e substâncias anti-cancerígenas, e que beber um copo de chá por dia reduz a probabilidade de desenvolver uma série de problemas de saúde.

Contudo, enquanto muitos desses supostos benefícios até possam ser verdade, existe também muita informação que revela alguns factos tóxicos sobre o chá, que raramente costumam ser discutidos em público.

O grande problema com os chás que se vendem hoje em dia, inclusive boas marcas, é que estão preenchidos de pesticidas, e muitos deles também de corantes e realçadores de sabor, que são substancias tóxicas e viciantes.

Muitos dos chás verdes no mercado são misturas de chá verde e chá preto, que são nocivos para o sistema nervoso e tão viciantes quanto o próprio café.

"Não há duvida de que o chá verde, que contém muitos antioxidantes, pode matar bactérias , prevenindo o cancro. É verdade que os antioxidantes que existem no chá são um tipo de polifenois que previnem ou neutralizam os efeitos prejudiciais dos radicais livres. No entanto, quando se conjugam vários destes antioxidantes, os mesmos transformam-se naquilo a que se chama tanino. Os taninos oxidam com grande rapidez com o contacto da água quente, transformando-se em ácido tânico com facilidade. Defendo a teoria de que o chá que contém ácido tânico pode causar problemas como as ulceras.
É um facto que, quando uso o endóscopio para examinar o estômago de paciente que bebem chá com regularidade (verde/preto) ou café, com alto teor de índice de ácido tânico, verifico que estes sofreram um encolhimento da mucosa gástrica, causado por alterações atróficas. Esse revestimento estomacal está literalmente a perder vigor. É sabido que as alterações causadas por atrofia crónica ou a gastrite crónica podem degenerar em cancros de estômago.

Fica explicado porque recomendo beber água em vez de chá."
Dr. Hiromi Shinya - A enzima prodigiosa

Para a época do Inverno, recomendo vivamente chá de raiz de gengibre e casca de limão, que não só aumenta as defesas, desintoxica e reduz a inflamação, mas também acelera o metabolismo e é excelente para quem precisa de regular o seu peso, que seja para cima ou para baixo.

Outras alternativas são a tília, menta, camomila, cidreira e jasmim, dos quais poderá retirar benefícios para o corpo e mente.
Não use o chá como substituto da água, quando está frio lá fora. Qualquer tipo de chá deve ser consumido sempre com moderação - 1 a 2 copos, não mais.

Opte por chás 100% de origem natural - sem pesticidas, aromas artificiais ingredientes geneticamente modificados ou outros aditivos e realçadores do sabor. Leia sempre os rótulos e veja a composição exacta do chá. Mesmo que encontre chá que lhe pareça "aceitável", lembre-se que se trata de água morta com um ingrediente extra. Beba-o com moderação e não como substituto da água e retire unicamente os benefícios das plantas medicinais, sem prejudicar o seu corpo.





3 comentários:

  1. Jasus, as coisas que eu não sei...
    Vou estar mais atenta aos chás que bebo ;)
    Obrigada pelas dicas :)))

    ResponderEliminar
  2. P.S. Não te preocupes que ainda não é desta que vais para a forca ;)

    ResponderEliminar
  3. mais uns posts e aí sim tenho de ter cuidado :)

    ResponderEliminar